Sucos de caixinha: mitos e verdades

Sucos de caixinha: mitos e verdades

11

jan 2024

Por:Débora Nunes
Dicas

Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de bebidas não alcoólicas (ABIR) foram produzidos entre os anos de 2010 e 2021, 1.779.173L de néctares e sucos prontos, com um média de cerca de 8.43 por habitantes entre os anos de 2010 a 2021. Esse mercado vem crescendo cada dia mais e com isso abrindo oportunidades de mercado tanto para a indústria quanto para o varejo. Mas aí surgem muitas dúvidas a respeito do consumo e dos benefícios desse tipo de produto e vamos falar um pouco mais sobre elas hoje. Quais seriam os mitos e as verdades sobre eles.

Mito número 1: Suco de caixinhas não são bons porque ficam armazenados na prateleira? Nesse ponto vamos abordar a respeito das embalagens Tetra Pak em que os sucos Tial são acondicionados livres de contaminação, o que garante extrema conservação desde o momento em que sai da fábrica até chegar em sua casa com segurança e qualidade. Os processos assépticos da Tetra Pak garantem que o alimento líquido mantenha a cor, a textura, o sabor original e o valor nutricional até a sua data de validade, sem refrigeração ou conservantes. A combinação do processamento e do envase assépticos reduz o desperdício, torna a distribuição extremamente econômica e torna o produto pronto para consumo, além de possibilitar que você alcance consumidores em locais remotos. As embalagens assépticas e o transporte sem refrigeração permitem que você aproveite a sua bebida de forma rápida e em qualquer lugar.

Verdade: Sucos de caixinha são opções práticas!

Com uma variedade de sabores, a Tial oferece praticidade para atender as diferentes demandas de consumo. A caixinha de 200mL é perfeita para estar na lancheira do seu filho, já a versão de 1L para partilhar com toda a família no almoço do domingo, além de que as caixinhas da Tial carregam o suprassumo dos melhores sabores de suco e da fruta, envolvendo uma variedade ampla do melhor que oferece a flora Brasileira desse país. Sabores como Goiaba, Laranja, Maçã , Morango, Manga, Pêssego, Uva e outros são alguns dos quais você poderá incluir no dia a dia da sua família. O importante além da qualidade e sabor é poder adequar cada bebida à sua necessidade, seja no dia a dia, no trabalho ou nos estudos.

Sucos de caixinha não são bons porque são cheios de açúcares e conservantes artificiais. MITO! Por se encontrar no mercado produtos que não atendam a legislação, ou que prometem não ter compostos químicos, muitos consumidores têm dúvidas se consumir sucos de caixinha seja benéfico ou não para a saúde, mas se tratando de Tial temos esse ponto como um diferencial marcante na cartela de produtos dos sucos 100%: a não adição de açúcares e conservantes e, feitos com o sumo de frutas. Tial é uma empresa de sucos que agrega além de valor nutricional a garantia de um produto natural de verdade e fabricado a partir de frutas selecionadas, o que confere ainda mais ao produto final o sabor da fruta fresca, porém com muito sabor e valor nutricional. É muito importante estar atento ao rótulo do produto para ter certeza de que se está levando é de fato um produto de qualidade e que não seja nocivo a sua saúde. A marca Tial é uma das poucas fabricantes de bebidas em que seus produtos não necessitaram incluir a LUPA de sinalização de alto teor em açúcar adicionado, gordura saturada e sódio na embalagem de seus produtos. O que reforça ainda mais a responsabilidade e qualidade em distribuir uma bebida livre de preocupação para diferentes públicos.

Equilíbrio é a palavra de ordem: Verdade! Os sucos de caixinha são uma oportunidade de variar a ingestão das frutas e de propor uma forma diferente de consumo para os indivíduos que são seletivos, pensando que podem ser uma porta de entrada para a aceitação de frutas in natura, por exemplo. Atualmente, a tecnologia das caixinhas em que são acondicionados é desenvolvida para garantir o máximo de segurança alimentar. A pasteurização pela qual passam os sucos, por exemplo, que é o aquecimento e resfriamento do líquido, serve para que microrganismos nocivos sejam eliminados. Isso torna o suco em caixinha mais higiênico que um produzido na rua, por exemplo.

Suco de caixinha é tudo igual: MITO! A marca Tial é uma empresa que se destaca por preservar em seus produtos uma riqueza em sabor e qualidade e, por isso investe e vislumbra um novo olhar a partir dessa classe de produtos, por serem inovadores e seguros para se consumir. Os sucos da Tial também são enriquecidos com vitamina C o que garante um aporte na imunidade e um reforço para evitar gripes e resfriados. O ideal é sempre equilibrar a ingestão de suco (caixinha, garrafa ou natural) nas refeições, e também não esquecer do consumo diário de suas frutinhas.

Para refrescar o calor, beber suco pode ser tão bom quanto comer uma fruta? Verdade! Quem nunca desejou um suco geladinho pós almoço ou naquele dia de praia refrescar do calorão? A Organização Mundial da Saúde recomenda o consumo mínimo, diariamente, de 400 gramas de frutas, legumes e verduras. O Brasil produz cerca de 39,9 milhões de toneladas de frutas tropicais, subtropicais e de clima temperado todos os anos – somos um dos maiores produtores mundiais, ocupando o terceiro lugar no ranking mundial, com colheitas significativas de Laranja, Banana, Melancia, Abacaxi e Uva. No entanto, somente um quarto da população brasileira consome a quantidade recomendada pela OMS e é nessa hora que o suco em caixinha, néctar ou 100%, entra em cena. Eles contêm frutas e podem ser bons aliados no incremento para melhorar essa média.

Ou seja, é preciso escolher bem o tipo de bebida em caixinha que você irá consumir, prestar atenção nas embalagens, nas informações que constam para a preservação do produto, bem como, quais ingredientes foram utilizados na sua fabricação e utilizados na formulação. Certamente, com essas informações ficará mais fácil incluir bebidas de caixinha como as bebidas da Tial, no seu dia a dia.

 

 

Nutricionista Amanda Severo

CRN 6/33051