Tial: uma marca sem ingredientes nocivos a saúde

Tial: uma marca sem ingredientes nocivos a saúde

18

maio 2023

Por:digitalpixel
Dicas | Saúde

Tial: uma marca sem ingredientes nocivos a saúde

Você já parou para pensar na relação que há com a sua saúde e a feira que você faz no mercado? Já parou para observar o rótulo dos alimentos, saber do que ele é composto, os nutrientes que contém, se possuem aditivos ou não, conservantes, açúcares, dentre outros? Costumo dizer que a saúde começa a partir daquilo que levamos da feira para casa e hoje vamos falar um pouco sobre A Tial ser uma marca reconhecida por ter uma fabricação limpa: Não conter conservantes ou ingredientes artificiais e também boa parte dos produtos do seu catálogo não contém adição de açúcar. Já pensou que incrível levar para casa um produto assim? Que se preocupa com a qualidade do que é entregue, que é saboroso, e ainda livre de produtos nocivos a saúde?

A nova rotulagem de alimentos aprovada pela ANVISA (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária) que entrou em vigor em 09 de Outubro de 2022 mexeu com o mercado e tem como objetivo dar mais clareza ao consumidor na observação de itens com altos teores de açúcar, gordura e sódio. Para tal, foi desenvolvido um design de lupa para identificar o alto teor desses três nutrientes. O símbolo deverá ser aplicado na face frontal da embalagem, na parte superior, por ser uma área facilmente capturada pelo nosso olhar.

Mas nutri, o que é açúcar adicionado? Muitos produtos alegam não ter adição de açúcar, porém a falta de conhecimento da maioria da população acaba sendo um fator do qual a indústria alimentícia se beneficia para mascaras tais ingredientes. Por exemplo, quanto aos açúcares todos esses são tipos diferentes contidos nos alimentos: sacarose, glicose, dextrose, xarope de glicose, xarope de milho com alto teor de frutose, dextrina, adoçantes ou malte. Lembre-se que os ingredientes são listados por ordem de quantidade, do maior para o menor.

É obrigatória a veiculação do símbolo de lupa com indicação de um ou mais nutrientes, conforme o caso, quando os alimentos apresentarem as seguintes quantidades de nutrientes:

 

 

Fonte: Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA

Sendo assim, ficam estabelecidos também os modelos de apresentação dos rótulos quando tiverem alto teor de 1, 2 ou 3 nutrientes em excesso segundo o quadro abaixo

 

Fonte: Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA

Sabe-se que o alto consumo de açúcar está relacionado ao aumento de doenças crônicas e uma delas é o Diabetes Mellitus e segundo a décima edição do Atlas do Diabetes, da Federação Internacional de Diabetes (IDF, sigla em inglês), mostram que 537 milhões de pessoas têm diabetes no mundo. Entre 2019 e 2021, houve um aumento de 74 milhões de casos.

Lembrando que não há razão para evitar o açúcar que está naturalmente presente em alimentos. Frutas, vegetais e laticínios contêm naturalmente pequenas quantidades de açúcar, mas também contêm fibras, nutrientes e vários compostos benéficos. Os efeitos negativos para a saúde do alto consumo de açúcar são devidos à enorme quantidade de açúcar adicionado presente na dieta ocidental. A maneira mais eficaz de reduzir a ingestão de açúcar é comer principalmente alimentos integrais e não processados.

Pensando em como o excesso é maléfico a saúde, a Tial é umas das poucas marcas brasileiras em que não houve necessidade de adição do ícone da lupa por não conter açúcar adicionado ou pela quantidade de açúcar ser inferior aos percentuais excedentes segundo a tabela citada pela ANVISA, alem de utilizar de frutas selecionadas e processadas com o manejo correto e com a tecnologia da caixinha que impede que o produto entre em contato com a luz, ar ou umidade, preservando os nutrientes por mais tempo e mantendo o sabor, cor e textura do produto. Que tal provar alguns dos produtos Tial e descobrir o prazer de suco selecionado 100% natural?

 

Nutricionista Amanda Severo

CRN6 33051