Com o aumento do consumo de produtos embalados devido ao crescimento populacional mundial, as embalagens tiveram uma grande evolução, acompanhando a necessidade de cada segmento de mercado, seguindo também o desenvolvimento econômico e de infraestrutura do país. Sendo fundamental para segurança, transporte, armazenamento e como meio de informação dos produtos.
Segundo o Ministério do Meio Ambiente, um terço do lixo doméstico é composto por embalagens das quais 80% foram descartadas depois de utilizadas somente uma vez. Esse excesso de embalagens descartadas, sem o processo de reciclagem correto, gera um problema de lotação nos aterros e lixões pelo mundo, quando descartadas incorretamente ainda podem atingir o meio ambiente indo parar em córregos, rios ou até mesmo nos oceanos.
Segundo o Fundo Mundial para a Natureza (WWF), o Brasil é o quarto maior produtor de lixo plástico do mundo, com 11 milhões de toneladas de lixo plástico por ano, reciclando apenas 1% do valor total.
WWF, 2019
O processo de reciclagem nem sempre é fácil ou barato, para que seja feito corretamente e reciclando todos os compostos das embalagens, nessa linha de pensamento as pesquisas de embalagens biodegradáveis, com a utilização de matérias primas renováveis e de degradação rápida, vêm sendo incentivada, atendendo as especificações e qualidades exigidos na indústria, principalmente alimentícia.
No ano de 2021, a ONG de gestão de resíduos sólidos FINISH Society e a Tetra Pak firmaram parceria para aumentar a coleta de embalagens cartonadas usadas em Rajastão, Índia. Com esse acordo, a FINISH Society em conjunto com a Corporação Municipal de Udaipur irá recuperar embalagens usadas de suco ou leite dos centros de triagem encaminhando-as para o reciclador mais próximo. A Tetra Pak e a FINISH Society estão fazendo um trabalho de conscientização da comunidade de catadores sobre o valor de coletar embalagens cartonadas de bebidas usadas e vendê-las a um reciclador.
Nesse mercado de Embalagens Biodegradáveis os líderes, são:
1 – Mondi Group, 2 – Amcor PLC, 3 – Tetra Pak International SA, 4 – Elevate Packaging Inc., 5 – Imex Packaging
Fonte: Mordor Intelligence
Para as embalagens serem consideradas sustentáveis elas precisam seguir alguns requisitos:
Um medidor importante para esses pontos é a Avaliação do Ciclo de Vida de Produtos (ACV), esta que é uma técnica que verifica o impacto dos produtos no meio ambiente.
Hoje no mundo existem algumas opções de embalagens mais sustentáveis, algumas delas, na sua composição são mais biodegradáveis e oferecem uma decomposição mais rápida no meio ambiente, dentre as embalagens, temos:
Embalagem de Vidro
Possuem areia em sua produção e podem ser facilmente reutilizadas dentro da própria casa, essas embalagens não liberam substâncias tóxicas e podem ser recicladas diversas vezes, quando descartada corretamente.
Embalagem de Papel Reciclado
Uma das embalagens mais sustentáveis, tem como características a proteção para produtos e/ou utensílios que precisam de ser transportados e carregados. Com benefícios ligados ao potencial tempo de vida do produto e a maximização da matéria prima.
Embalagem de Fécula de Mandioca
Uma embalagem compostável, biocompatível e reciclável. Apesar de ter um custo maior para produção, também é uma embalagem biodegradável de impacto positivo que pode ser utilizada para alimentos secos e de consumo rápido.
Embalagem à Base de Cana de Açúcar
A utilização do polietileno de alta densidade (HDPE), feito a partir de cana-de-açúcar nas tampas StreamCap™ pela Tetra Pak iniciou o processo de mudança que culminou com a introdução da matéria-prima de fonte renovável na utilização do polietileno de baixa densidade (LDPE), a partir de cana-de-açúcar, em algumas camadas das embalagens. Os materiais à base de plantas reduzem significativamente as emissões de gases efeito estufa e contribui para o crescimento econômico, dissociado de fontes fósseis e finitas.
Embalagem de Fibra de Coco
As embalagens de Fibra de Coco têm como principal objetivo embalar alimentos; prontos, ou congelados. Essa composição de embalagem não é prejudicial à saúde humana como outros produtos plásticos. Uma embalagem Biocompatível que pode ser reciclada e/ou biodegradada sem prejuízo ao meio ambiente.
Nota:
Embora o termo “embalagens biocompatíveis” não seja amplamente utilizado, ele pode se referir a embalagens que são projetadas de forma a minimizar ou eliminar qualquer interação negativa entre os materiais da embalagem e o conteúdo, particularmente quando se trata de produtos que são consumíveis, aplicados na pele ou de alguma forma entram em contato direto com o corpo humano ou o meio ambiente.
A sustentabilidade tem feito cada vez mais parte da revolução econômica e ambiental que afetam diretamente a vida dos consumidores e das companhias que ofertam diferentes produtos de bens de consumo. É uma realidade que diferencia positivamente quem se preocupa em comprar ou oferecer produtos que agridam menos ao meio ambiente. A Tial por meio da parceria com a Tetra Pak tem investido no seu processo tecnológico para desenvolvimento de produtos, com objetivo de ser ainda mais sustentável oferecendo produtos por meio das embalagens BIO, desenvolvidas à base de plantas e polímeros de Cana de açúcar.
Esse pensamento ambiental traz inúmeros benefícios para os consumidores e para o processo de reciclagem de embalagens e como elas se comportam no meio ambiente. Agora, mais do que nunca, o produto de consumo além de preencher uma necessidade física humana também entrega e atende uma necessidade de vivência coletiva com visão e preocupação com o mundo em que todos estão inseridos.