8 Cuidados com a pele no período de Carnaval

8 Cuidados com a pele no período de Carnaval

14

fev 2023

Por:digitalpixel
Sem categoria

O período de carnaval agita o mês de fevereiro e o Brasil inteiro se anima para aproveitar.  Desfiles, blocos de rua e bailes da cidade, muita praia e piscina requerem energia suficiente para manter a intensa atividade dos foliões nesse período. Além disso, por ser época de alto-verão, quando o sol está intenso alguns hábitos eventuais como dançar no calor, dormir pouco e usar maquiagens artísticas e cheias de glitter e por muito tempo podem atrapalhar a saúde da pele. Hoje vamos trazer algumas dicas importantes para você não perder essa festa, mas também manter os cuidados com sua pele do início ao fim da festa.

O dia 4 de fevereiro é o dia Mundial do Câncer de Pele que é o 5° que mais mata no mundo segundo a Organização Mundial Pan-americana da Saúde (OPAS/OMS). O tipo mais comum, o câncer da pele não melanoma, tem letalidade baixa, porém seus números são muito altos. A doença é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Essas células se dispõem formando camadas e, de acordo com as que forem afetadas, são definidos os diferentes tipos de câncer. Os mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares, responsáveis por 177 mil novos casos da doença por ano segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD, 2017).

Sintomas

O câncer da pele pode se assemelhar a pintas, eczemas ou outras lesões benignas. Assim, conhecer bem a pele e saber em quais regiões existem pintas, faz toda a diferença na hora de detectar qualquer irregularidade. Somente um exame clínico feito por um médico especializado ou uma biópsia pode diagnosticar o câncer da pele, mas é importante estar sempre atento aos seguintes sintomas:

  1. Uma lesão na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida, com crosta central e que sangra facilmente;
  2. Uma pinta preta ou castanha que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho;
  3. Uma mancha ou ferida que não cicatriza e continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.

 

Todos os casos de câncer da pele devem ser diagnosticados e tratados precocemente, inclusive os de baixa letalidade, que podem provocar lesões mutilantes ou desfigurantes em áreas expostas do corpo, causando sofrimento aos pacientes. Felizmente, há diversas opções terapêuticas para o tratamento do câncer da pele não-melanoma. A modalidade escolhida varia conforme o tipo e a extensão da doença, mas, normalmente, a maior parte dos carcinomas basocelulares ou espinocelulares pode ser tratada com procedimentos simples que podem ser como cirurgias a laser, criocirurgia, curetagem e eletrodissecação dentre outros.

 

Cuidados com a pele

 

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, 2017 o melanoma é mais raro e letal que os carcinomas, sendo o tipo mais agressivo de câncer da pele e registra 8,4 mil casos anualmente  e algumas medidas preventivas são necessárias não somente neste período, mas durante todo o ano, sendo importante reforçar por ser um momento em que podemos passar mais tempos diretamente expostos ao sol. Segue algumas recomendações que irão te ajudar não somente no período de carnaval, mas que são medidas recomendadas pelos dermatologistas diariamente:

  1. Usar chapéus, camisetas, óculos escuros e protetores solares.
  2. Cubra as áreas expostas com roupas apropriadas, como uma camisa de manga comprida, calças e um chapéu de abas largas.
  3. Evitar a exposição solar e permanecer na sombra entre 10 e 16 horas;
  4. Na praia ou na piscina, é recomendável usar barracas feitas de algodão ou lona, que absorvem mais a radiação ultravioleta. As barracas de nylon formam uma barreira pouco confiável, permitindo que raios UV ultrapassem o material mais facilmente;
  5. Usar filtros solares diariamente, e não somente em horários de lazer ou de diversão. Utilizar um produto que proteja contra radiação UVA e UVB e tenha um fator de proteção solar (FPS) 30, no mínimo.  Reaplicar o produto a cada duas horas ou menos, nas atividades de lazer ao ar livre. Ao utilizar o produto no dia a dia, aplicar uma boa quantidade pela manhã e reaplicar antes de sair para o almoço.
  6. Observar regularmente a própria pele, à procura de pintas ou manchas suspeitas.
  7. Manter bebês e crianças protegidos do sol;
  8. Consultar um dermatologista uma vez ao ano, no mínimo, para um exame completo.

 

Não deixando de lembrar, que o cuidado com a pele inicia de dentro para fora a partir dos alimentos que ingerimos e nessa época mais do que nunca é necessário ingerir boas porções de alimentos naturais, evitar frituras e priorizar pratos com saladas, grãos, legumes e grelhados.  Dentro do possível reduzir/evitar o consumo de bebidas alcoólicas e manter a hidratação a todo o momento devido a exposição direta ao sol. Gostou das dicas? Compartilha com os seus amigos e até o próximo blog!

 

Cuide-se, hidrate-se e aproveite do verão com responsabilidade!

 

 

Tial Redação