4 formas de se prevenir do câncer de mama

4 formas de se prevenir do câncer de mama

11

out 2019

Por:digitalpixel
Saúde

O mês de Outubro é marcado pela campanha Outubro Rosa. É o momento do Brasil e o mundo relembrar a importância da prevenção do câncer de mama.

Nós sabemos da importância dessa causa e é por isso que preparamos 4 dicas para que você se previna contra a doença, afinal, saber se prevenir é o primeiro passo na luta contra o câncer de mama.

Para começar, é importante saber o que é o câncer de mama. Ele é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama, nesse processo as células anormais se multiplicam e formam um tumor.

E outra coisa, a doença atinge os homens também! Pelo menos 1% dos casos ocorrem no público masculino.

Fatores que provocam o câncer de mama

Para combater a doença, é necessário saber os fatores que a provocam.

Não existe apenas um fator provocativo, são várias combinações que resultam na doença. Confira alguns:

Idade: pessoas acima dos 50 anos possuem mais chances de desenvolver a doença;
Obesidade após menopausa;
Sedentarismo;
Consumo de bebida alcoólica;
Não ter tido filhos;
Uso de hormônios contraceptivos;
Histórico do câncer na família.

Dicas para prevenir a doença

Chegamos agora no ponto principal da nossa conversa.

Como você viu, o câncer de mama também está muito relacionado aos hábitos das pessoas (lembrando que existem outros fatores), por isso, ter hábitos saudáveis faz toda diferença.

Adotar um estilo de vida ativo e saudável está associado a um menor risco de câncer de mama e melhores taxas de sobrevivência para quem enfrenta um diagnóstico.

Você sabia que 1 em cada 10 mortes pela doença – cerca de 12% – poderia ser evitada com prática de exercícios físicos? Estima-se que por meio da alimentação e atividade física seja possível reduzir em até 28% o risco de uma mulher desenvolver câncer de mama.

Então vamos as dicas:

1 – Pratique exercícios físicos

Em um estudo publicado no Journal of the National Cancer Institute, realizado por pesquisadores norte-americanos, apontou que adolescentes praticantes de exercícios físicos intensos diminuem as chances de sofrer de câncer de mama na fase adulta em até 23%. Para que a proteção contra a doença seja notório, a prática de atividade física deveria começar por volta dos 12 anos e durar por pelo menos dez anos.

A prática da atividade física altera a função endócrina do corpo, ajudando a reduzir a produção de hormônios associados ao câncer de mama e que sobrecarregam as glândulas mamárias.

Fazer exercícios pode exigir muito de algumas pessoas, mas nesse caso, basta que seja feito caminhadas de 30 minutos por pelo menos 5 dias na semana, ou caminhadas de 1 hora durante 3 dias na semana para que o problema do sedentarismo seja solucionado.

Na internet você também encontra vários exercícios que podem ser feitos em casa ou até mesmo no trabalho.

2 – Cuide da alimentação

Na análise do câncer de mama, há fatores de riscos que não são modificáveis, como a idade, genética, etc, mas a alimentação está incluso nos modificáveis. Nesta dica, o conselho é ter uma dieta equilibrada, pois assim, também é possível evitar o sobrepeso e obesidade, que são fatores que influenciam na doença.

Invista em:

Peixes: peixes contêm gordura insaturada, que, ao contrário da gordura saturada, faz bem à saúde. A sardinha também é rica em vitamina D, um proto-hormônio que pode interferir no crescimento do câncer.

Frutas: as frutas contribuem para a prevenção, pois fornece menos calorias, mais fibras e auxilia na manutenção de peso saudável. A Sociedade Americana de Câncer recomenda consumir 5 porções de frutas por dia.

Gordura: evite consumir alimentos muito gordurosos. Evidências científicas relacionam o consumo excessivo de gorduras com o aumento dos índices de câncer de mama, especialmente na pós-menopausa, pois há maior correlação entre o teor de gordura da dieta e os níveis séricos de estradiol, hormônio ligado ao crescimento de tumores.

Carne vermelha: consumir muita carne vermelha pode contribuir para o ganho de peso e estímulo de processos inflamatórios no organismo, fatores de risco para o desenvolvimento da doença. Para você ter noção, o Instituto Americano de Pesquisas em Câncer (AICR) recomenda o consumo de carnes vermelhas a 300g por semana, o que equivale a três bifes grandes.

Soja: você consome muita soja? Pois acredite, estudos observaram que a frequência com que as pessoas têm câncer de mama em países asiáticos é menor, devido ao consumo de soja e seus derivados, comum nesses países. Isso porque a soja é rica em estrógenos vegetais, um tipo de isoflavona que tem características bastante parecidas com o estrógeno, mas que não aumenta a proliferação de células mamárias, fator que aumenta as chances de câncer de mama.
Estes são apenas alguns alimentos que contribuem para que o câncer de mama seja prevenido.

 

3 – A amamentação é aliada contra o câncer

A amamentação estimula as glândulas mamárias e diminui a quantidade hormônios em sua corrente sanguínea, um desses hormônios é o estrógeno, muito ligado ao câncer de mama. Segundo um estudo feito pela World Cancer Research Fund, na Inglaterra, mulheres que amamentam os seus filhos por, pelo menos, seis meses têm 5% menos chances de desenvolver câncer de mama.

4 – Faça o autoexame

O autoexame é muito indicado para controlar o câncer de mama, uma das razões é que a maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres. Além de que ele pode ser detectado em fases iniciais, aumentando as chances de cura.

Conhecer o próprio o corpo é fundamental para entender o que é normal nas mamas e caso surja algo diferente, é possível identificar e procurar um médico o quanto antes.

Sintomas

Nódulo/ caroço, fixo e, geralmente, indolor. Essa forma de manifestação da doença está presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher;
Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço;
Pele da mama avermelhada, retraída ou parecendo com uma casca de laranja;
Alterações no mamilo e saída de líquido anormal por eles.

Aprenda como fazer o autoexame

1 – Alguns sintomas são visíveis, então, de frente ao espelho, observe a aparência das suas mamas.

2 – Erga seu braço e o coloque por trás da cabeça, depois disso, apalpe seus seios e axilas procurando nódulos ou corpos estranhos.

Pressione seus mamilos para conferir se está saindo algum líquido deles de cor avermelhada ou anormal.

3 – Coloque uma de suas mãos apoiando sua cabeça e com as pontas dos dedos da outra mão pressione levemente seus seios de fora para dentro, fazendo uma espiral até o mamilo. Tente identificar se o tecido da pele teve algum engrossamento ou alteração.

Lembre-se que a mamografia – exame preventivo contra o câncer de mama- deve ser feito a partir dos 40 anos com intervalos máximos de 2 anos para mulheres que não tenham histórico da doença na família.

A Tial sabe o quanto a saúde é importante! Sempre priorizamos o bem-estar na vida de todos, por isso, apoiamos a campanha do Outubro Rosa e te convidamos a fazer parte do movimento. Cuide de você mesma e divulgue o assunto para o máximo de pessoas que puder.