7 dicas de cuidados na alimentação para festas de final de ano

7 dicas de cuidados na alimentação para festas de final de ano

22

dez 2022

Por:digitalpixel
Sem categoria

O Natal e o Ano Novo carregam consigo a magia de novas expectativas e com elas também a renovação da nossa fé e esperança para o novo ano que está por vir. É uma época de muitos festejos e confraternizações, entre nossos familiares, no ambiente de trabalho e com os nossos amigos, e por isso é muito importante entender que com tantos comes e bebes há um aumento previsto nos casos de incômodos estomacais e nas calorias da dieta pré carnaval, por isso, hoje vamos falar um pouquinho de como não deixar de comer bem e confraternizar, mas sem deixar de lado os cuidados básicos, então peguem papel e caneta e preparem-se para 7 dicas maravilhosas de cuidados na alimentação, que podem nos ajudar a reduzir os excessos que tanto prejudicam nossa saúde.

Leia, anote e compartilhe as dicas de cuidado na alimentação

1 – Não faça jejum o dia todo! Muitas pessoas passam o dia inteiro sem se alimentar para evitar comer demais durante os dias de comemorações. Essa mudança brusca na alimentação pode apresentar hipoglicemias, tonturas e até enxaqueca pela privação alimentar. A dica é realizar refeições parecidas com a normalidade, em porções pequenas, nesse contexto é mais recomendável aplicar uma redução nas refeições de maior valor calórico, por exemplo, mas nunca deixar de se alimentar já prevendo comer de tudo a noite;

2 – Invista na hidratação e se possível evite os refrigerantes! Prefira sempre escolher as frutas ao invés dessas bebidas que são ricas em açúcares. As opções de suco e néctares naturais e sem adição de açúcar e de baixa caloria da Tial são as melhores para você não deixar de ter em sua mesa. Naturais e saborosos, você sem dúvida vai amar e não irá se arrepender.

Segue link de compra do canal online da Tial, para você aproveitar tudo sem sair de casa:

http://tial.com.br/amazon

3 – Coma com atenção e aprecie os alimentos. Embora tenham muitas opções neste dia, visualizar a mesa e escolher com consciência, mastigando devagar, consumindo uma quantidade razoável, pode ser uma boa pedida para não exagerar. Com relação aos doces, por exemplo, a maioria dentro de suas composições contém muito açúcar, chocolate e creme de leite; alimentos e ingredientes que merecem um cuidado especial quando consumidos em excesso. Incluir as opções como gelatinas e manjares com frutas podem ser escolhas menos calóricas que estarão disponíveis também na ceia.

4 – Inicie a refeição pelas saladas. Por conferirem mais saciedade, uma porção generosa de fibras vai instintivamente te fazer não exagerar nos demais complementos pela sensação de plenitude estomacal que irá sentir, então é preciso ponderar se é apenas vontade de repetir e comer demais, ou se de fato estará com fome e aí sim, não vai parecer um problema relacionado à gula.

5 – Aposte nas proteínas! Há uma variedade de carnes e tipos de preparos neste dia para você se deliciar. Assados, cozidos, fritos, à milanesa, você decide! As melhores opções são as carnes magras e brancas como chester, peru, lombo, pernil, e também os peixes. As proteínas têm função de saciedade e de manutenção da massa muscular, nestes dias, para os que consomem bebidas alcoólicas (tente não exagerar), mas caso seja difícil, lembre-se que estar alimentado com uma boa porção de proteína também evita as ressacas e mal-estar causados pelos efeitos do álcool. Uma boa dica é consumir a Água de Coco da Tial, que ajuda no combate aos sintomas de ressaca.

6 – Mix de frutas secas, castanhas e nozes são boas opções de acompanhamentos que complementam estas refeições. Além de serem ricas em minerais e vitaminas E, são fontes naturais de gorduras antiinflamatórias para o corpo.

7- Saia de perto da mesa. Conheça os outros ambientes, converse com seus amigos e não esqueça: é muito importante não viver em ciclos de exagero e desenvolver uma boa relação com os alimentos que nos confere a liberdade de poder comer de tudo, mas não tudo.

Para mais informações sobre alimentos que te ajudarão a se alimentar corretamente, é sempre recomendado o auxílio de um profissional de saúde nutricional.

Aproveite os momentos, o ato de comer não se resume só ao alimento em si, mas carrega consigo memórias. Colecione-as! Boas Festas de toda a equipe Tial!

 

Nutricionista Amanda Severo

CRN  6 – 33.051